13 de dez. de 2010

Amazônia: que emoção!

Cruzo nesse momento a Amazônia, não só brasileira, por toda sua extensão. A 11.600 metros de altitude a floresta se estende ao horizonte, a perder de vista, em uma paisagem completamente intocada. A natureza é exuberante. Que emoção! O que vejo, se trocada a cor, lembraria bem a descrição de Euclydes da Cunha sobre a Amazônia como um deserto, inclusive com suas dunas, pelo relevo levemente ondulado da planície, onde os pequenos rios se escondem.
Surge agora um maciço de pedra, plano e extenso, como uma calda de chocolate que se derramou relutantemente pela superfície da floresta, vindo sabe-se lá de onde. Que horas chegarão os Andes? Sua sinuosidade e neve tão próximas das árvores tropicais logo ali abaixo, mostram-se como que vizinhos impossíveis.
No sistema de som do avião toca jazz e bossa nova, enquanto a aeronave, desviando-se constantemente das turbulências do céu, vai realizando um bailar rítmico, parecendo tentar alcançar o arco-íris que aparece à janela, tão próximo. É um completo e verdadeiro show da natureza, dando um recado para os viajantes à Cancun: força! Compromisso! Esse valor intrínseco da natureza é um apelo à ética ambiental. Aliás, o verde da mata, o branco das nuvens e o azul do céu estão vivos na paisagem, gritando as cores de nossa bandeira. Só falta o amarelo - e não seria justamente ele o problema?
Ah! Agora o relevo começa a se enervar, alteando-se vertiginosamente. À direita, um surpreendente círculo-íris se forma e nos acompanha, logo antes de permitir a entrevisão do oceano pacífico. É o sinal de que diversa realidade se avizinha. Essa é, entretanto, outra história.

2 de dez. de 2010

REDUCTION OF EMISSION FROM DEFORESTATION AND DEGRADATION IN ACRE, BRAZIL (CANCUN AGENDA)

O Governo do Acre irá promover a apresentação do Sistema de Serviços Ambientais (SISA) do Acre no dia 7 de dezembro em Cancún durante a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP 16.

Na oportunidade serão apresentados os mecanismos de governança e metodologias de quantificação de carbono em decorrência redução de desmatamento e proteção de florestas passíveis de serem medidos, quantificados e verificados para geração créditos a serem comercializados.

A iniciativa visa reunir todas as pessoas e instituições que vem contribuindo com Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre, da Amazônia e para o equilíbrio do clima do Planeta.

Veja a agenda:

1. Opening (19h).
Message from Governor Arnóbio Marques and Governor Elected Tião Viana.

2. Presentation I:
Evolution of Public Policies for Sustainable Development: State System of Incentives for Enviromental Services (19:20h)
Speaker: Eufran Amaral
Moderator: Rodrigo Neves

3. Presentation II:
REDD and Acre, Brazil: baseline, leakage and monitoring in a nested aproach (19:50h)
Speaker: Luiz Gylvan Meira Filho
Registry, Trading and Clearing on a Multilateral System (20:20h)
Speaker: Virgilio Gibbon
Moderator: Ludovino Lopes

Break (20:30h)

4. Presentation III
Business and financial models for reforestation projects (20:40h)
Speaker: Virgilio Gibbon

5. Cocktail (21h)
Cocktail and souvenir to the participants.

Data: 7 de dezembro de 2010
Local: Now Sapphire Riviera Cancun. SM. 11 MZ 9 lote 10. Puerto Morelos, Q. Roo, Cancún, México

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog. Resumo de livros, democracia, política, TIC, Relações Internacionais etc.