5 de jun. de 2009

RESUMO - DEMOCRACIA NAS SOCIEDADES DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Caros amigos, segue o resumo de minha dissertação. Se houver interesse, mande-me um e-mail que enviarei um arquivo contendo todo o trabalho

(rodrigo.neves@ac.gov.br).


Esta dissertação objetiva analisar a democracia nas sociedades da informação e do conhecimento, de maneira a identificar o potencial de interação e deliberação política no espaço público virtual. A revisão da literatura permitiu verificar que houve um amplo processo de alteração qualitativa das sociedades nas últimas quatro décadas, o que ocorreu tendo como base material as novas tecnologias de informação comunicação – TICs, em um contexto cultural e econômico organizado em redes que se fundamentam no conhecimento. A condição pós-moderna decorrente, caracterizada pela individualização das biografias, pela fragmentação social e pelo surgimento de novas identidades resulta em uma grande dificuldade aos indivíduos para se articularem em torno de questões públicas comuns. Além disso, constata-se que o Estado-nação perde poder e vê desafiada sua soberania pelas redes de fluxos globais, ainda que se mantenha como ator estratégico em razão do relativo controle sobre os sujeitos. As instituições modernas, entretanto, mostram-se incapazes de lidar com a complexidade das sociedades pós-modernas, criando um déficit entre os problemas gerados e a capacidade institucional de resolvê-los. Diante de tal perspectiva, a criação de espaços públicos virtuais por meio das TICs tem o potencial de reverter o processo de contínua perda de legitimidade dos sistemas democráticos tradicionais por meio da integração de novos canais de comunicações multidirecionais aos ciclos de produção de políticas públicas e de normas legais. Tornam-se possíveis, assim, a deliberação e a interação política conjunta entre administradores públicos, representantes políticos e cidadãos, em benefício de uma coesão social que se contrapõe à tendência geral de fragmentação social e perda da capacidade de ação coletiva.

Palavras-chave: Democracia; Pós-Modernidade; TICs; Sociedades da Informação e do Conhecimento; e-Participação; Espaço Público Virtual.

4 comentários:

Aivlis Bonini disse...

Olá Rodrigo!!!

Bom início de ano!!!

Caso seja possível, envie-me o arquivo com a sua dissertação... Vou citá-la na minha... Estou encontrando muita resistência para trabalhar com a pós-modernidade na área da educação, mas pretendo enfrentar!!!

Abraços, Silvia.

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Antônio Sales disse...

Olá, Rodrigo Neves.

Muito bom o conteúdo do seu blog.
Ótima a sua análise sobre a atual situação da "democracia" nesses tempos caóticos da pós-modernidade.

Aproveito para compartilhar algumas idéias afins que divulgo em minha página: http://antoniosales.blogspot.com/

Abraço,
Antônio Sales

adalgisohabenicht disse...

Buy Hypoallergenic Titanium Earrings | TITanium Artists
We offer the titanium quartz highest quality earrings black titanium wedding band and our super-fast shipping. The titanium sheet metal earrings are made seiko titanium watch to be a premium titanium welder quality all-suitable for

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog. Resumo de livros, democracia, política, TIC, Relações Internacionais etc.