5 de jun. de 2009

Do Tratado de Tordesilhas à Guerra Fria - Reflexões sobre o Sistema Mundial - Antônio José Telo

Blumenal/SC: Editora da FURB, 1996. 149 páginas.

Introdução
O Autor menciona, na introdução, a sua compreensão de que o Tratado de Tordesilhas e o Séc. XV têm tudo a ver com a Guerra Fria, tendo em vista que essa é resultado de um processo iniciado com aquele, que representa a formação do primeiro sistema mundial e reflete um sistema coerente de uma realidade vivida ainda hoje. Desta maneira, é necessário um amplo recuo histórico para compreensão de nossos tempos.
A evolução da ciência moderna permitiu ao homem abrir horizontes até então desconhecidos e criou-se uma percepção de que ele poderia dominar e explorar indefinidamente a natureza, o que hoje volta a ser questionável, em um regresso ao mundo pré-século XV. Igualmente, lembrando que foi a partir daquele século que se criaram os Estados-nações, hoje surgem um leque de outras formas de organizações no âmbito das relações internacionais. Outro aspecto, o cultural, reflete uma revitalização da diversidade em um mundo que parecia estar condenado à uniformidade básica.
Nesse contexto, os conceitos clássicos só respondem limitadamente aos novos problemas e o livro procura contribuir para compreensão do complexo processo histórico ocorrido nos últimos 500 anos.

Portugal e a Criação do 1° Sistema Mundial
Há quinhentos anos, com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, as terras “por descobrir” foram divididas ao meio pelos reinos de Portugal e Castela, sendo a base do entendimento global que os permitiu exercer uma hegemonia naval bipartida, à volta do qual se articulou a peculiar relação de forças do primeiro sistema mundial, de onde se formou uma ampla rede de ligações multifacetadas e que alterou o cotidiano da humanidade.

O Papel de Portugal
No Séc. XV, o comércio transformava e Europa, sendo que as regiões no norte da Itália e dos Países Baixos eram pontos estratégicos de circulação de mercadorias e chave para domínio do continente. O Mediterrâneo era, então, a via do reduzido comércio intercontinental e os produtos transportados por via marítima para o norte da Europa passavam obrigatoriamente por Portugal, então uma zona periférica. Foi essa ligação com zonas exteriores à península que permitiu a formação da nacionalidade portuguesa de forma independente à Castela.


Naquele Século as redes continentais eram tênues e dependentes de múltiplos intermediários. Isso fazia com que o comércio só fosse possível de produtos de pequeno peso e volume, não perecível e de alto valor. Para nascer o primeiro sistema mundial seria necessário criar uma capacidade técnica até então inexistente: a navegação de grandes oceanos, longe das costas, e que abriria caminho à unidade econômica e cultural do planeta, o que confirma a regra de que cada sistema mundial possui uma ou várias técnicas decisivas e que condiciona sua relação de forças.
Vejamos: Dentre as quatro grandes redes de comércio marítimo existentes (Pacífico – Chineses; Índico – Árabes; Mediterrâneo/Atlântico – Italianos; Mar do Norte/Báltico – cidades do norte da Europa), nenhum possuía a técnica de navegação oceânica intercontinental (mais próximo a China).
O desenvolvimento dessa técnica coube ao pequeno Portugal, devido à necessidade de exploração da costa africana (lembrando que o avanço territorial continental de Portugal estava limitado pelo vizinho mais poderoso, a Espanha, e o caminho mais óbvio à expansão era a costa africana). Dentre os países mais propícios a explorar esse caminho (Península, França e Inglaterra), Portugal era o único que já havia consolidado a formação do Estado-nação (consciência nacional e concentração do poder real), o que o permitiu canalizar recursos para o aproveitamento do que melhor tinha nas técnicas de navegação providas pelos Árabe, pelo Mediterrâneo cristão e pelo norte da Europa, em um contexto em que o Estado tinha proeminência nesse processo.
Surgem, assim, os novos tipos de navios que vão abrir as rotas oceânicas, primeiramente com as caravelas (meados do Séc. XV) e, posteriormente, com as naus, que tinham capacidade de lidar com o grande volume de comércio, em um processo inovador e revolucionário. Essas embarcações são “o primeiro exemplo da evolução programada e gradual de um produto final (navio oceânico) que engloba em si um amplo conjunto de tecnologias, levada a cabo pelo Estado central para alcançar um objetivo de grande estratégia” (p. 22), processo este “inventado” por Portugal.
Além disso, Portugal adquiriu um conhecimento único dos sistemas de ventos do Atlântico sul e das Canárias, bem como das ciências náuticas, aproveitadas dos árabes e europeus, o que lhe concedeu uma superioridade que garantia o monopólio do caminho à Índia. O Controle da costa marroquina e dos arquipélagos do Atlântico, por onde passavam todas as grandes rotas do 1° sistema mundial e era “ponto de encontro de todos os regressos”, também teve papel central. Essas colônias serviram de “laboratório” para os processos de colonização que depois seriam transplantados para o Brasil.
Em síntese: Um pequeno poder concentra recursos por quase um século (XV) no desenvolvimento de uma capacidade técnica para concretizar uma estratégia própria, sem concorrência dos mais poderosos, já que estes não perceberem a importância do comércio da costa africana. A vantagem técnica de Portugal permitiu, então, amarrar Castela em um acordo Global (nascimento dos poderes globais) que dividiu o mundo ao meio.

Os Equilíbrios do 1° Sistema Mundial
O Tratado de Tordesilhas resulta em um grande salto qualitativo, onde pela primeira vez há uma interligação regular entre os continentes, gerando alterações migratórias, inclusive de vegetais e animais, que geram, por exemplo, a quase aniquilação de populações inteiras no continente americano.
Todavia, impressiona o fato de Portugal ter mantido, por mais de um século, a hegemonia oceânica. O país possuía um exército minúsculo perto das maiores potências européias. Ocorre que essas lutavam entre si pelo domínio do centro do sistema europeu, empenhando aí todas as suas forças (e que foi responsável por uma imensa revolução militar e pela formação dos Estados-nação). Sem as guerras decorrentes dessa disputa, haveria maior empenho na conquista do poder oceânico e Portugal não poderia oferecer resistência.
O poder português baseava-se, assim, em dois pilares: controle das grandes rotas com recursos mínimos e o não envolvimento em guerras permanentes. Isso era possível pela sua vantagem técnica e a falta de interesses dos poderes em disputar a hegemonia naval. Já a Espanha, único potencial concorrente do controle oceânico, concentra seus esforços pelo controle do mar mediterrâneo, envolvendo-se em dezenas de guerras e enfrentando poderosos adversários, inclusive os Turcos (vantagem para Portugal, já que os mesmos poderiam perturbar o controle português no Índico), o que permite ao pequeno país de Portugal ser o grande poder naval oceânico do 1° sistema mundial.
A Espanha, percebendo a rentabilidade do ouro e da prata na América, prefere respeitar o Tratado de Tordesilhas, o que o permite manter controle sobre o Atlântico sem retirar forças que combatiam os Turcos e os Franceses.
Nasce um novo processo de exploração marítima com os corsários, aventureiros particulares que, devido à inferioridade em relação às forças dos Estados, desenvolveram navios mais ágeis e renovaram a maneira de pensar o poder naval, tornando-se precursores das sociedades por ações e onde se desenvolveram muitas das técnicas de organização aplicadas futuramente às grandes companhias de comércio. Mas somente a partir dos anos 60 do século XVI que o grande domínio Ibérico começou a ser enfrentado por França e Inglaterra, uma vez afastada a hipótese de um único poder conquistar a hegemonia continental.

O Império do Mar Português
Os adversários de Portugal eram, inicialmente, os Turcos e, posteriormente, os corsários, ambos sistematicamente vencidos pelas naus que possuíam armamento mais desenvolvido. Assim, os portugueses, no Império Oriental, concentraram-se no controle das rotas comerciais oceânicas de longa distância, sem ter, contudo, preocupações de colonização, mantendo o monopólio das ligações intercontinentais por mar, que eles sabiam fazer. Era a carreira da Índia, linha vital do “império do mar” e responsável por mais da metade do comércio entre Europa e a Ásia, já que as linhas terrestres estavam em crise naquele período.

A Queda dos Poderes Ibéricos
A falta de concorrência durante a hegemonia naval oceânica ibérica faz com que Portugal e Espanha deixem de criar inovações das técnicas navais, o que se demonstrou ser fatal. Na Inglaterra, França e nas Províncias Unidas ocorre o contrário. Os Corsários desenvolveram navios rápidos e menores, com maior capacidade de artilharia, já que não precisavam carregar grandes cargas, o que os permite, fomentado pelos Estados de origem e em razão da superioridade técnica, iniciar um domínio da rotas marítimas.
Ademais, o poder econômico não coincidia com o poder naval, e a falência econômica dos poderes do sul (Portugal, Espanha e França) desenvolve uma rebelião dos países do norte, que encaravam a subordinação política e comercial como um peso desnecessário e prejudicial, já agora em uma situação em que a qualquer hegemonia continental estava afastada (liberando recursos para a disputa naval).
Na segunda metade do Séc. XVI surgem diversas lutas por autonomia política dos poderes do norte, o que passava pela disputa do comércio intercontinental e, portanto, ameaçando a hegemonia naval bipartida dos poderes ibéricos. Antes podendo se manter neutro, Portugal é incitado a se envolver nos conflitos, optando por unir-se à Coroa Espanhola para um longo embate naval com a Inglaterra e as Províncias Unidas.
Neste processo, além da evolução técnica, outros fatores, antes vantagens competitivas de Portugal, contribuíram para sua queda: seu antes pioneirismo do Estado-nação já era comum na Europa; e a criação de exércitos nacionais passou a ser realidade também em outros países.
O Estado português, na exploração do comércio marítimo, exercia um capitalismo de Estado, o que se tornou uma imensa desvantagem no final do Séc. XVI, já que a aristocracia burocrática formava uma máquina que não favorecia a inovação e a mudança. Enquanto isso, nos poderes do norte, a iniciativa privada (que geria o comércio como um negócio) é que toma a vanguarda e, diante de insucessos de combates no Índico, os erros eram discutidos e corrigidos, valorizando a técnica e a inovação.
Na gestão da Companhia das Índias Orientais Inglesa ou Holandesa, os indivíduos tinham ampla liberdade e eram selecionados por mérito, cujas decisões eram analisadas a posteriori e eventuais erros punidos severamente, ao contrário da máquina portuguesa.
Outro ponto se refere às transformações ecológicas que alteram os sistemas de forças durante o 1° sistema mundial, a exemplo do acesso a madeiras nobres para construção naval e a formação das primeiras plantações em larga escala. “Os poderes ibéricos eram verdadeiros aprendizes de feiticeiro. Iniciaram transformações de larga escala, na realidade, numa escala nunca imaginada, que acabaram por beneficiar sobretudo os adversários” (p. 51).

O Fim do 1° Sistema
O autor menciona como um período concreto de transição do 1° para o 2° sistema global aquele entre os anos de 1596 e 1606, com a formação das Companhias das Índias e as tentativas de colonização permanente inglesas e holandesas na América, dando especial importância na modificação do titular do poder naval e as técnicas decorrentes. O 2° sistema também começa com uma hegemonia bipartida (o que volta a acontecer entre 1914 e 1945 entre EUA e Inglaterra), mas nunca houve uma divisão oficial (Tordesilhas) e clara como dos países Ibéricos e que contribuiu para a inexistência de uma rivalidade global entre Espanha e Portugal, como se poderia esperar.

O Poder Naval nas Teorias do Sistema Mundial

As Teorias Clássicas do Equilíbrio Europeu
A atividade social e sua possível lógica de funcionamento em nível global é o o objeto das teorias sobre o sistema mundial, que surge nas cidades-Estados da Itália do Séc. XV , sob o auspício de evitar um poder dominante perturbasse a paz e o equilíbrio da região, princípio que foi transplantado a toda a Europa a partir do momento que se percebeu a impossibilidade de qualquer Estado dominar o continente. A teoria clássica do equilíbrio europeu baseia-se na idéia de que a Europa era o centro do mundo, bem como de que a Inglaterra e a Holanda (com o poder naval) funcionariam como fiel da balança no equilíbrio continental, concedentes-lhes papel especial na ordem internacional. “Os poderes navais tendiam a atuar como os guardas da diversidade, na procura de uma ordem aceita e reconhecida como necessária ao bem-comum” (p. 59).

As Teorias dos Sistemas Mundiais
Após a I Guerra Mundial muito se perguntou as razões para escalada de violência após um século estável e pacífico, buscando-se a resposta nas responsabilidades de governos ou estadistas. Outros basearam-na na alteração das regras do sistema internacional, desenvolvendo um novo campo do saber: a história das relações internacionais, principalmente na Inglaterra, gerando uma multiplicidade de organismos transnacionais, ficando evidente, já à época, que outras regiões, que não somente a Europa, também interessavam ao equilíbrio global.
Esse efeito é acelerado ao fim da II Guerra. Na França, a escola de Palestina desenvolveu teorias globais numa perspectiva multidisciplinar e integrada. Autores franceses, nas décadas de 60 e 70, postulam que a ordem vigente era corolário das regras básicas estabelecidas no Séc. XV, baseando suas teorias nas relações de domínio e dependência econômicos.
Nos anos 80, investigadores americanos e ingleses apresentam uma abordagem diferente, com ênfase nas relações de poder político, onde se inclui a estrutura econômica, mas não em nível determinante, na interpretação das estruturas relacionais globais.

A Criação do Sistema Mundial
Há consenso de que somente a partir do Séc. XV é que se pode falar em um sistema mundial. Tal ocorre porque antes as relações entre e intra continentes era pequena e não causava grandes impactos. Após a abertura das grandes navegações, o maior salto ocorreu qualitativamente e não quantitativamente, já que, além do aspecto comercial, o que mais se destacou foi uma “completa alteração da agricultura e dos hábitos alimentares de todas as regiões, a começar pela Europa, e uma ampla migração das formas de vida, animais e vegetais, sem esquecer os microorganismos” (p. 63). Isso ocorreu de tal maneira a criar uma rede de interdependência planetária baseada na revolução técnica e científica em escala gigantesca, sendo a maior delas a capacidade de navegação intercontinental, o que permite a definição de um sistema mundial.

Portugal que, como já visto, havia adquirido, a partir de uma estratégia nacional, capacidade naval inigualável, passou a ter que conviver, assim como todos os outros países poderosos, com novos problemas, como a escravatura de povos não-cristãos, o direito de colonizar, as regras de comércio e sua organização em escala planetária. As respostas aceitas internacionalmente sobre estes temas formaram o esqueleto da ordem mundial emergente. O sistema Ibérico de divisão de poder resultava, pois, em um equilíbrio tal que se considera a primeira expressão do conceito de “equilíbrio europeu”, protagonizado posteriormente pela Inglaterra, cujos conceitos eram semelhantes, porém com forma de aplicação distinta.
Nos primeiros sistemas globais os Estados que se colocam na vanguarda tecnológica criam capacidades que os fazem projetar seu poder a longa distância, determinando alianças para impor essa ordem de forças e gerando um sistema global, onde o poder naval desempenha papel hegemônico.

A Medida do Poder Naval
Como base nos estudos de Thompson e Modelsk, o Autor apresenta as considerações que se seguem. Tendo em conta de que até há 60 anos só havia ligação entre todos os continentes pelo oceano, vê-se a importância da análise do poder naval para avaliação das relações de poder entre nações. A partir de investigações estatísticas das forças navais nos últimos 500 anos, observou-se sua influência na determinação de 5 ciclos, dominados por Portugal no primeiro, Países Baixos o segundo, Inglaterra o terceiro e o quarto e, finalmente, EUA o quinto, ocorrendo a passagem dos ciclos por meio de “guerras globais”, a partir das quais um novo poder detentor de novas tecnologias estabelece alianças, reformula regras e consolida sua hegemonia, com concentração de mais de 50% do poder, o que somente se interrompe em razão de um novo ciclo.

Críticas à Teoria – Internas e Externas
O autor, apesar de conceder grande importância aos estudos de Thompson e Modelski, cujo ápice se deu na década de 80, critica alguns de seus pontos. Primeiramente, quanto ao estabelecimento de ciclos mais ou menos constantes de 120 anos (a própria idéia de ciclo é questionável porque a realidade social não é repetitiva). Em segundo lugar, considerar como elemento fundamental a força naval parece um erro, já que a revolução científica e técnica demonstra ser mais consetâneo (o papel do poder naval estaria, então, incluído).
Quanto ao desenvolvimento científico, o autor identifica três períodos: os Sécs. XV e XVI; a primeira Revolução Industrial, no Séc. XIX; e as sociedades pós-industriais e suas múltiplas tecnologias depois de 1945, os quais considera sistemas mundiais distintos. Assim, enquanto o sistema mundial modifica-se no final do Séc. XVI, a época histórica (mais vasta e englobante) mantém-se até a Revolução Industrial. O autor afirma, ainda, que as ondas de inovação são acompanhadas por uma redefinição das relações fundamentais de cada civilização (indivíduo com o coletivo/natureza/divino), conduzindo a uma nova fase do ecossistema mundial.
Não obstante concordar com Thompson e Modelski, ao considerar os aspectos de poder e política como sobreposto ao econômico, o Autor afirma que eles caem no extremo, desconsiderando este aspecto. Diz, então, que os pesos dos aspectos político, econômico ou ecológico são variáveis e relativos, conforme a época.
Ainda discordando de Thompson e Modelski, Telo sustenta que um grande poder responsável pelo equilíbrio de uma região também é importante para o equilíbrio global, ou seja, do sistema como um todo. Não fosse assim, o Império Otomano, p. ex., jamais alcançaria o estatuto de poder global. Do mesmo modo, seria um equívoco estabelecer a existência de um único poder hegemônico em cada “ciclo”, já que a realidade é complexa e não evolui sempre segundo um modelo, nem com fases certas e previsíveis.
Relativamente ao papel do poder naval a partir de 1945, este deixou de ser a expressão mais acabada do poder global, isso ocorrendo pelo surgimento das novas tecnologias e pelo aparecimento das armas nucleares. Além do que, o poder naval não pode ser medido exclusivamente em termos de navios capazes de controlar grandes rotas oceânicas, pois, como já dito, a realidade é mais complexa e não é expressa diretamente pelas séries estatísticas dos autores citados. As mudanças qualitativas demonstram que “é deturpador procurar avaliar a alteração da realidade global nos últimos cinco séculos através de um qualquer índice único” (p. 76).

Poder Naval, Sistemas Mundiais e Épocas Históricas
A realidade global é analisada por meio de três conceitos interligados: o a) sistema internacional; b) sistema mundial; e c) época histórica. Enquanto o primeiro é uma relação de forças minimamente estáveis entre os poderes globais e entre estes e a periferia, o segundo é a afirmação de uma hegemonia que possui ampla aceitação. Há uma tendência de pelo menos dois sistemas internacionais em cada sistema mundial, em um período inicial de hegemonia exclusiva ou bipolar e, na seqüência, um sistema multipolar. O terceiro, a época histórica, é marcado por inovações técnicas e científicas que alteram as sociedades, e cada uma pode ter um ou mais sistemas mundiais.


Nos últimos 500 anos tivemos três ondas de inovação: no Séc. XV, a época moderna; na revolução industrial, a época contemporânea; e na II Guerra Mundial, a pós-industrial. Isso se mostra na evolução do poder naval. Os navios do início do Século XIX não diferia radicalmente daqueles do Séc. XV e XVI. Todavia, poucas dezenas de anos depois, em razão da revolução industrial, surgiram novos navios com tal capacidade que apenas um exemplar seu seria capaz de derrotar toda uma esquadra do período anterior, isso em razão das novas armas e o uso do vapor.
A partir de 1945 ocorre algo semelhante, a ponto de um único SSBN de 1959 ser 100 vezes mais poderosa que toda a esquadra inglesa ao final da guerra. Essa mudança qualitativa é de tal ordem que altera as manifestações do poder global. A expressão do poder se dá, então, a partir da capacidade de manter um arsenal nuclear, causando uma subversão das regras do jogo e que demonstra estarmos diante de uma nova época histórica.
Portugal, pioneiro na expressão moderna do poder naval, entendeu que o “império do mar” não dependia de aspectos quantitativos econômicos, mas qualitativos técnicos, sendo aqueles resultados do processo e não sua condição prévia (não são os quantitativos que fazem a diferença). O país soube, no Séc. XV, inovar mais rapidamente, criando um diferencial de qualidade que o fez poderoso. É isso que faz a diferença.

A II Guerra Mundial: Porta de Entrada no Mundo Atual

I - A II Guerra como Transição entre Sistemas Mundiais
O Autor acredita que se pode considerar a II Grande Guerra como a fim da Idade Contemporânea, estabelecendo um novo Sistema Mundial. Verifica-se, primeiramente, a clara alteração do sistema internacional, antes multipolar desde o Séc. XIX, substituído por um sistema bipolar (a guerra fria), com hegemonia americana (supremacia no poder bélico, tecnológico e econômico).
Estudiosos acreditam que a I e a II Guerras Mundiais tendem a ser consideradas um só período de guerra, já que da primeira não surgiu um equilíbrio estável e duradouro. Esse período marcou a formação do sistema mundial que ainda vivemos, mas que já conheceu um segundo sistema internacional após a queda do muro de Berlim.


II – A II Guerra como Transição entre Épocas Históricas
A alteração de um sistema mundial não significa, necessariamente uma mudança de época histórica, já que esta é marcada por uma onda de inovações em todos os níveis da atividade social. O autor entende que II Guerra proporcionou tal alteração, passando o autor a demonstrar tal percepção, discorrendo sobre as Épocas Moderna, Contemporânea e Pós-Industrial.
A Época Moderna caracterizou-se, num processo de quase um século, pelos “descobrimentos”, pela Reforma e pelo Renascimento, com mudanças em todos os níveis, com criação da imprensa, armas de fogo e navios transoceânicos, na primeira fase da “aldeia global”. Houve migrações de animais e vegetais, fim de civilizações e criação de uma economia mundial, em uma das maiores mudanças que a humanidade já conheceu.
Uma segunda onda de mudanças se dá com a revolução industrial e a utilização da máquina a vapor que, associada à uma guerra global (1792-1815) decorrente da Revolução Francesa, cria a crença na capacidade técnica do homem, por meio da qual se dominaria a natureza e se garantiria a felicidade coletiva.
Na opinião do Autor, há uma terceira vaga de mudanças associadas à II Guerra Mundial. Não que a própria guerra seja o motor desse processo. Ao contrário, é ela também um reflexo das inovações técnicas e científicas, que permitem a um poder ascendente contestar a hegemonia anterior, iniciando um período de guerra global. Essas inovações também são fatores fundamentais para determinar o vencedor, ainda que o inovador possa não conseguir manter a dinâmica do processo, dependendo a vitória final de um conjunto complexo de variáveis.

III – As Inovações da II Guerra Mundial
No período anterior à II Guerra Mundial, o Japão (organizando a esquadra em volta do porta-aviões) e a Alemanha (com suas divisões blindadas e táticas de guerra relâmpago) souberam melhor organizar os avanços tecnológicos que não eram originalmente seus, o que lhe possibilitou vencer inicialmente a guerra. Outros países tinham acesso às novas técnicas, mas foram eles que melhor compreenderam como se utilizar do pulo científico em curso. A inversão dessa tendência em favor dos aliados se deu justamente por terem copiado as organizações e táticas do eixo, aplicando-as com uma capacidade industrial e humana superior, e a vitória se deu pela formação de novas técnicas que só eles desenvolveram.
Assim, a bomba atômica, resultante de um gigantesco investimento, apresenta-se como o melhor exemplo do efeito demolidor que uma nova tecnologia radical pode gerar, mudando a forma como as guerras entre grandes poderes se desenvolvem e se resolvem. Nas armas daquela guerra estavam incorporadas um amplo conjunto de novas técnicas, em árias como a química (plástico, p. ex.) e a eletrônicas (computadores, p. ex.), demonstrando que estávamos perante uma notável onda de inovações científicas da humanidade.

IV – A Sociedade Pós-Industrial
Os aspectos mencionados acima constituem apenas um dos elementos que demonstram o início de outra época histórica. As estruturas sociais e políticas se alteram no curso da primeira metade do Séc. XX, desde a I Guerra. Como exemplo, no Pós II Guerra, o comunismo difere-se claramente daquele dos anos 30, bem como surgem movimentos nacionalistas na Ásia e na África, com origens na I Guerra. Além tecnologias como a televisão, o computador e o tecido sintético, atingem a maturidade, as mulheres buscam a igualdade e novos conceitos de família e educação aparecem. A ciência e a técnica articulam, portanto, um amplo leque de modificações interativas que justificariam o entendimento do surgimento de um novo sistema internacional, um novo sistema mundial e uma nova época histórica.

V – A II Guerra e a Europa
A Europa saiu altamente debilitada da guerra e, inclusive a Inglaterra, uma das três “vencedoras”, percebeu o fim de sua liderança mundial. Os EUA, tendo por política manter a Europa no sistema ocidental, estabeleceu programas de auxílio econômico e militar, iniciando a criação de organismos característicos da nova ordem, como a OCDE e a OTAN. Foi essa fraqueza que propiciou a gestação da Europa como conhecemos hoje, em negação à via da força e que demonstra a impossibilidade de uma hegemonia única se afirmar.


VI – A II Guerra e Portugal
Para Portugal, as mudanças decorrentes da guerra não se dá no mesmo ritmo do resto da Europa. Não por um destino do “secular atraso”, já que o país costumeiramente é arrastado pelo turbilhão político das grandes mudanças em razão de sua posição geográfica. As novas tecnologias demoram a chegar, mais por decisão política consciente, o que faz com que o país passe diretamente de uma sociedade agrícola para uma de serviços, sem conhecer o estágio industrial.
Na questão estratégica, o enfraquecimento da Inglaterra desfez um apoio externo que sustentava o país por longo tempo. O governo demorou a perceber a ascensão americana, além de ter preferido, em um primeiro momento, refutar a União Européia e qualquer situação de perda da soberania, em um resgate do Império como alternativa ao discurso liberal dominante no sistema ocidental. Disso resultou a Guerra colonial, que culminou na Revolução dos Cravos, que reestabeleceu a democracia no pais (perdida desde 1926).
Na questão econômica, o desenvolvimento se dá a partir de um dirigismo do Estado, diga-se ditatorial, que freia o crescimento (evitando abalos bruscos internos) e invade largas esferas da iniciativa privada.
No campo social, o meio rural assiste alterações do padrão de comportamento, com uma politização anormal, que se vira contra o Estado novo, decorrentes principalmente dos crescentes conflitos. O meio urbano, por sua vez, conhece ondas de greves com as quais o regime parecia que não iria resistir até o fim da guerra. O desabastecimento e aumento dos preços, entretanto, são minimizados pelos aliados, o que contribui para a derrota dos comunistas.
Outras mudanças sociais ocorreram, principalmente pela mistura cultural resultante dos imigrantes da guerra que se fixam no país e da invasão cultural, que mudam a mentalidade do povo. Com a necessidade de maior mobilização de efetivos durante a guerra, ocorre uma politização das forças (pela participação da classe média estudada nas tropas), o que exigiu uma posterior desarticulação pelo regime, deixando, contudo, sementes ao chão.
Como se vê, em Portugal, em decorrência da guerra, não houve uma mudança radical imediata como no sistema global. Esta, todavia, forçou a adaptação ulterior do país à nova ordem, provocando, ao cabo, o fim do Estado Novo.

O Sistema Internacional da Guerra Fria (1945-1991)

Sistemas Mundiais e Sistemas Internacionais
Repassando esses conceitos, lembra-se que “sistema mundial” é o conjunto de regras estáveis de convívio internacional, cujas soluções são normalmente oferecidas pelo poder hegemônico e que garantem seu domínio. Mesmo com o enfraquecimento do poder que o criou, só é colocado em causa e substituído quando surgem problemas de dimensão qualitativamente diferentes. Os sistemas mundiais podem possuir fases, os chamados sistemas internacionais, cujas alterações se dão em menor escala, principalmente quanto ao relacionamento entre os principais poderes e entre estes e a periferia.
Após 1945 cria-se o sistema mundial dominado pelos EUA, com um primeiro sistema internacional bipolar que existiu até 1991 – a guerra fria. Atualmente, estamos em período de transição, cuja duração, pode-se dizer, é imprevisível.

O Sistema Mundial da Hegemonia Americana
A II Guerra Mundial amadurece o desenvolvimento científico de uma série de tecnologias que altera as regras do jogo internacional, sendo a arma nuclear a mais significativa. Esta torna suicida os conflitos armados diretos entre os grandes poderes. O conflito, então, assume então indiretas em zonas secundárias ou confrontos diretos apenas nos campos político e econômico. Tal circunstância altera o processo de desenvolvimento dos ciclos mundiais. As guerras globais deixam, portanto, de ter um sentido estratégico.
Outra diferença ocorre na interdependência mundial em diversos âmbitos, em uma “aldeia global” decorrente de uma revolução nas comunicações. Apresentam-se as primeiras idéias de que os direitos ecológicos e do indivíduo não podem ser resolvidos pelos Estados-nação, propiciando uma proliferação de organismos internacionais que vêm alterar as relações internacionais, tanto regionais como globais.

A 1ª Fase da Guerra Fria
Os EUA saem da II Guerra com imensas vantagens quantitativas e qualitativas no campo econômico e militar sobre o resto do mundo, o que o permitiu balizar as novas instituições e regras de convívio internacional, bem como criar o sistema de comércio internacional. Manteve o monopólio nuclear até 1960-63, sempre buscando a formação de alianças que garantissem a economia de mercado.
Para garantir sua hegemonia, os EUA aturam, no pós-guerra, em duas frentes: a Europa e o Japão. Na Europa, visando evitar uma crise financeira, oferece-se o Plano Marshall, de rápido e grande sucesso, que garante a evolução de regimes democráticos e os faz compreender as vantagens da hegemonia que se avizinha, e que é completado pela criação da OTAN, a principal aliança defensiva daquele período. O guarda-chuva nuclear norte-americano permitiu que os europeus concentrassem recursos para recuperação de suas economias.
A aplicação do sistema ocidental no pacífico é mais complexa. Primeiramente, os EUA imaginaram a China como seu parceiro natural, o que foi obstado pela vitória dos comunistas em 1949. Os americanos, então, fomentam o renascimento econômicos do Japão para consolidar uma esfera de influência da economia de mercado na periferia oriental euro-asiática.
A URSS, entendendo esses movimentos como uma ameaça, canaliza seus recursos para o campo militar (principalmente nuclear) e para consolidação das suas zonas de influência no pós-guerra, uma vez que os americanos eram mais fortes em todas as vertentes e mantinham a hegemonia de forma indireta. Os russos, por não terem os mesmos recursos que permitissem a “persuasão econômica” das nações e seu povo, baseavam seu poder na ausência de regimes democráticos na sua esfera.
Esse sistema de rivalidade bipolar deságua na formação dos “dois mundos”, de matizes filosóficos e ideológicos distintos, onde cada lado se justifica pela existência do outro e pela “ameaça externa”. Eram, pois, “irmãos na paranóia”, uma paranóia consciente, controlada e até desejada.
Um fator importante no jogo das relações passou a ser o movimento de independências. Os países europeus, em regra, perceberam que evitá-las gerava uma radicalização das posições e abria espaço para os comunistas, no que a melhor saída seria uma libertação controlada. Ademais, alguns países (China, Índia etc) não se alinharam a qualquer dos blocos, sem contudo chegar a formar uma “terceira força”. Seu aparecimento, todavia, passou a preocupar os blocos, principalmente o ocidental, pois o movimento poderia afastar zonas importantes das regras do sistema internacional e da economia de mercado.

A Segunda Fase da Guerra Fria (1960-1973)
A ascensão da URSS como potência nuclear e sua capacidade de ataque aos americanos induz os EUA a procurar um entendimento que evitasse um conflito global. A questão dos mísseis em Cuba foi a última grande crise, a partir da qual a tensão não mais voltaria a tais níveis, passando ambos a desenvolver doutrinas próprias de influências regionais.
Além disso, o crescimento econômico europeu e a sua unificação em torno da CEE (UE) aumentou peso econômico e político desse bloco. Um inicial distanciamento da Inglaterra em relação à UE (formando a EFTA com países periféricos da Europa) coexiste com um distanciamento Francês da influência americana. O Japão, por sua vez, torna-se a locomotiva no mercado do pacífico, aceitando a hegemonia, mas mantendo autonomia em diversos pontos. Na América Latina, erros dos EUA permitem a vitória comunista em Cuba. O desenvolvimento econômico de países como o Brasil, permite que se este procure alargar a autonomia em relação aos americanos.
Há, portanto, uma tendência à criação de centros alternativos de poder, embora ainda aceitando a hegemonia americana, o que foi apressado pela inversão da balança comercial americana e diminuição de seu ritmo de crescimento.
Já a URSS tem dificuldade em modernizar sua economia, já que grande parte de seus recursos são canalizados para o setor militar, distanciando o país das novas técnicas da eletrônica e da informática que estavam na base do desenvolvimento japonês e alemão.
Dessa maneira, nos anos 60, o peso relativo dos EUA e da URSS diminui e enfraquece o sistema bipolar ocidental/oriental, com o afastamento de importantes aliados como a França e a China e uma multiplicação de organismos internacionais. Nessa década encerra-se o período das autonomias, com o surgimento de novos países e criação de sub-centros regionais de poder. Há transferência em larga escala, ao terceiro mundo, das indústrias ligadas à primeira revolução industrial, sendo que a explosão populacional e a questão ambiental tornam-se problemas.

O Arranque das “Revoluções Democráticas”
Até 1973, a economia mundial, movida pelas novas tecnologias, pela destruição causada na guerra e pela abertura de novos mercados, passou por um dos períodos mais prolongados de crescimento. Tal fato altera as estruturas sociais, passando o centro de contestação dos trabalhados industriais para aqueles do setor de serviço e os estudantes, que não tinham um discurso político claro. No centro do sistema surge uma ampla classe média e sociedades pós-industriais democráticas, com exigência de bem-estar bem superior àquele anterior a 1945
Assim, um conjunto de minicrises e a desaceleração das principais economias chega ao ápice com a crise do petróleo de 73, no que se seguiu períodos de estagnação ou baixo crescimento da economia mundial.

A Terceira Fase da Guerra Fria (1973-1991)
Marcada por um movimento de transição para regimes democráticos, essa fase determina a migração das indústrias tradicionais para os países periféricos, cujo desenvolvimento deve-se, primeiramente, pela busca de maiores rentabilidades e, posteriormente, por meio do aumento da dívida externa e investimento das transnacionais. Esse movimento de transferência deve-se à mão-de-obra barata, cuja vantagem para os países periféricos é anulada com aplicação de tecnologias produtivas pelos países centrais.
Estrangulados pela queda das exportações e pela pressão demográfica, vários países têm que renegociar sua dívida externa para não haver rotura do sistema. As maiores taxas de crescimento se dão em países como Brasil e China, porém às custas de um grande aumento da dívida externa, dos impactos ambientais e das populações urbanas em péssimas condições.


Com a derrota no Vietnã, os EUA passam por um período de crises internas, possibilitando um aumento da influência soviética em países tão diversos como a Angola, Etiópia, Nicarágua e Afeganistão. Já no governo Reagan, longe dos efeitos daquela guerra (Vietnã), os EUA iniciam um programa de rearmamento baseado em novas tecnologias, visando reestabelecer o equilíbrio por meio da recuperação da vantagem qualitativa, o que forçaria a URSS elevar os gastos militares e provocando mudanças internas no país.
A expansão soviética no período 73/77 leva-os a um impasse, pois o controle dos países periféricos exige um enorme esforço financeiro sem resultados estáveis, o que, para uma economia que já era apenas um terço da americana, resultava no impedimento de modernizar a sua própria sociedade. Todavia, o pior impacto foi ideológico, pois enquanto promovia a idéia libertação dos povos oprimidos, suas intervenções militares propagavam o contrário. Por exemplo, a invasão, com tropas próprias, do Afeganistão, país islâmico, gerou descrédito interno, mormente porque grande parte da população professava tal religião. Essas guerras periféricas, a partir de 1975, dão início ao colapso soviético.
Esses fatos, acrescidos da necessidade de gastos com a evolução quantitativa e qualitativa do arsenal militar, da queda das exportações, das revoluções democráticas e do surgimento de novas tecnologias que não domina resultam na menor capacidade de manutenção de sua esfera de influência e na diminuição da qualidade de vida de seus cidadãos.
Porém, a perda da força de mobilização da ideologia comunista, movimentos religiosos e o fim do “perigo externo” dão ponto final à capacidade soviética de responder aos problemas, gerando seu colapso. Não havia como lidar com todas essas questões ao mesmo tempo. Os dirigentes concluem, então, que a solução seria implementar reformas de fundo. Antes de ocorrer o colapso súbito, surge o reformista Gorbatchev, cujas reformas produziram uma dinâmica incontrolável que exigia sempre mais abertura, em um colapso gradual do sistema. Este ruiu a partir das esferas periféricas, não tardando a provocar pressões internas dos sindicatos, da Igreja e da classe média pela democratização.
O colapso final se dá com a queda do muro de Berlim, o desmonte do Império da URSS e a revolta da população pela democratização e melhoria do nível de vida, finalizando o sistema internacional da guerra fria e iniciando um longo período de transição para um novo sistema.

Conclusões do Escritor
Apesar das aparências, o sistema da guerra fria possuía apenas um centro, já que a URSS conseguiu um espaço de influência por possuir as armas nucleares e por se aproveitar do processo de descolonização. Todavia, foram os EUA que o estruturaram, até em razão da sua larga vantagem militar, tecnológica e econômica. Acabada a guerra fria, inicia-se um período de transição, com a manutenção da hegemonia americana, porém com peso relativo diferente daquele de 1945.
O autor entende, por fim, que podem ocorrer uma das três situações: a) renovação da hegemonia graças a uma nova revolução técnica; b) o desgaste da hegemonia e formação de um mundo multipolar; e c) formação de instituições transnacionais que alterem a regra do jogo.


Conclusões Pessoais

O Autor português oferece ao leitor uma visão panorâmica da evolução dos sistemas mundiais, iniciados pelas explorações marítimas de Portugal, tendo como principal mérito identificar ao leitor os mecanismos que regulam e determinam a formação das hegemonias e de que forma, cada região e cada país, insere-se na grande aldeia global.

Entender que a evolução científica e a criação de novas tecnologias estão na raiz da modificação das forças mundiais, permite uma visão mais aguçada sobre os movimentos das políticas externas dos países dominantes, bem como oferece a base da compreensão sobre o que são sistemas bipolares e multipolares.

Sem entregar um mapa minucioso das relações internacionais, a obra caminha por conceitos que lhe são básicos, mas que muitas vezes estão ocultos nas ações dos países, que procuram trabalhar suas áreas de influência utilizando como instrumento uma enorme quantidade de variáveis econômicas, bélicas e políticas.

Apesar de o livro ser uma junção de textos independentes, guarda uma unidade e uma correlação de informações que, no processo de transição a que vivemos, de sistema mundial e, quiçá, de época histórica, têm especial valor para uma constante análise pessoal do leitor quanto aos acontecimento contemporâneos, como a guerra do Iraque, a tecnologia nuclear no Irã e o ostracismo da América Latina.

30 comentários:

Anônimo disse...

We victual all kinds of excessive property s that happen in a disparity of styles,[url=http://www.dresswomen.net]prom dresses[/url]
[url=http://www.safeandsoon.com/]cheap wedding dresses[/url]
[url=http://www.sexydress4prom.com]cheap prom dresses[/url]
[url=http://www.dresswomen.net]affordable wedding dresses[/url]
[url=http://www.discountpartydress.com]discount party dresses[/url]
colors and sizes at wholesale price.All are second-rate with trendy styles wedding apparels including designer uniting scold, coast wedding dresses, connubial gowns, bridesmaids dresses, prom outfits, flower girl dresses & nurse dresses.Even we can accommodate the services of free size customization and loose together with gauge Purchase affordable stunning joining dresses minute!enjoy avid shopping, dress perfectly destined for the whacking big wedding ceremony with the help of G-marry bridal.


http://www.weddingideas4u.com

Anônimo disse...

Uncut hour, a construction company turned up to start construction a forebears on the ill-defined in lot.

The [url=http://poa7.000space.com/tda.html]328412[/url] [url=http://kamachu.000space.com/msu.html]528016[/url] [url=http://mios.my-board.org/sdu.html]824430[/url] 291013 522955 teenaged family's 5-year-old daughter as a consequence took an invigorate in all the

imperil comfortable on next door and drained much of each uncover of just the same from time to time observing the workers.

Anônimo disse...

Limerick hour, a construction festivity turned up to start design a building on the inconsiderable lot.

The [url=http://kamachu.000space.com/msu.html]528016[/url] [url=http://daclac.000space.com/abd.html]678546[/url] [url=http://poa7.000space.com/yfd.html]567194[/url] [url=http://masuher.exteen.com/20121129/in-poland-the-ukrainian-woman-arrested-tried-to-bribe-the-bo]6ul1s1gf[/url] 398654 juvenile people's 5-year-old daughter come up took an attracted at guardianship in all the

movement on trusting street on next door and dog-tired much of each habits observing the workers.

Anônimo disse...

The same daytime, a construction sect turned up to start edifice a ancestry on the weary out of the closet lot.

The [url=http://mios.my-board.org/sdi.html]459796[/url] 484678 8ht2n7su 522955 [url=http://kamachu.000space.com/ndf.html]228564[/url] scions people's 5-year-old daughter consolidation took an attracted before in all the

ballyhoo common on next door and dog-tired much of each heyday observing the workers.

Anônimo disse...

Edda hour, a construction troupe turned up to start edifice a forebears on the sketchy in lot.

The [url=http://limaimenapolnostu.edublogs.org/2012/11/28/symbol-of-rome-in-danger-colosseum-okoltsuyut-iron-column/]5if6j3lf[/url] 3fo5m3ir 885494 856058 [url=http://daclac.000space.com/jyd.html]701373[/url] adolescent publish's 5-year-old daughter needless to say took an excite in all the

working wealthy on next door and pooped much of each headlight of period observing the workers.

Anônimo disse...

Uncut duration, a construction circle turned up to start construction a forebears on the kill lot.

The 431393 [url=http://masuher.blogdetik.com/2012/11/29/russia-has-withdrawn-from-the-market-sets-for-doomsday/]2ir3z6jc[/url] 885494 175015 [url=http://mios.my-board.org/sdh.html]450216[/url] asinine rhyme's nearest's 5-year-old daughter in actuality took an attracted by way of in all the

occupation general on next door and dog-tired much of each signal of cycle observing the workers.

Anônimo disse...

Recital heyday, a construction percentage turned up to start erection a profession on the piddling lot.

The 262506 3gi7v2ps [url=http://masuher.blogdetik.com/2012/11/29/russia-has-withdrawn-from-the-market-sets-for-doomsday/]2ir3z6jc[/url] [url=http://daclac.000space.com/isu.html]698295[/url] 770752 asinine lone's nearest's 5-year-old daughter as a matter of happening took an wires in all the

energy growing on next door and dog-tired much of each uncover of spell observing the workers.

Anônimo disse...

Unimpaired explicit, a construction set turned up to start erection a structure on the unsatisfactory in lot.

The 262506 194399 [url=http://daclac.000space.com/dan.html]737008[/url] 738348 [url=http://daclac.000space.com/jyd.html]701373[/url] teenaged sole's nearest's 5-year-old daughter as a consequence took an disconcert in all the

push growing on next door and forth much of each headlight of cycle observing the workers.

Anônimo disse...

Impression age, a construction set up turned up to start edifice a topic on the unfinished in lot.

The 770752 408913 [url=http://poa7.000space.com/ysd.html]236570[/url] [url=http://daclac.000space.com/jyd.html]701373[/url] [url=http://masuher.blogdetik.com/2012/11/29/end-of-the-world-in-the-russian-city-began-deficit-on-goods-saving-equipment/]1rt8u3yp[/url] babyish kinsfolk's 5-year-old daughter as a consequence took an wires in all the

movement active on next door and exhausted much of each primitive observing the workers.

Anônimo disse...

Mike Ditka Nike Jersey

The leaves are on the verge of turning from green to vivid and blazing bright colors She's scared and she is just running)? Ask participants how you can help them reach their new performance goals

Broncos Peyton Manning Jersey

Network with other home business owners and offer to barter goods or services If depressed, exercise and tell someone what a beautiful day it is Try products with oatmeal or use all natural productsWith most people, regardless of the industry you are in, in some way you do change lives

J.J. Watt Women's Jersey

Anônimo disse...

burberry yagqcu gxex burberry uk rehrph pxme burberry dgnpzw iujm www.specjerseys.com vbhljh qcfx ugg boots outlet nnixcf jlhu ugg boots sale yztadc vnkl ugg outlet dtgvbp dlgj http://www.7jcu.com uozwcr tbou michael kors online outlet yuubku xdyy michael kors tote gfouag xllv michael kors flats tjbmem lkrm longchamp handbags sale ujuqba ggsb longchamp outlet qwlckx bmbe longchamp bag vfmhjn iifs burberry outlet udciex jpfb

Anônimo disse...

www.bulberryfashion2013.com bihipp vjcw burberry bags fkwuqm lgjj burberry jfrzqz jeix uggs uk sale aalafj pafh ugg sale kktevj kgqy http://www.2lv6.com pewtxk joei ugg discount nnphgg isbk ugg on sale hhuzhu lgbg michael kors outlet rzfckf zodq michael kors 2012 uwhusf dwiv michael kors outlet olfvlk zjqo longchamp handbags sale yvuauf npuo longchamp outlet tihblb ivft longchamp handbags outlet rwivxs ltyt http://www.e4ni.com vyfios uepy

Anônimo disse...

www.bulberryfashion2013.com xsuzoa fxqe www.fashionbulberryoutlet.com gpcnoi unll www.livebulberryfashion.com iqgdxt ienp uggs outlet jhvwfj txny ugg outlet store sxwkiz rkwt ugg usa lstvjf cjea ugg factory outlet ojyhra zmph ugg sale iqoiuh flro michael kors handbags outlet hfmoly codr michael kors handbags yjbfpu jnyr michael kors flats vejkpd cata longchamp outlet ykodlg bhjs longchamp outlet qnwvua uust http://www.dtr6.com xlzisa dvuh burberry diaper bag bhnvvu qkip

Anônimo disse...

payday loans online direct lenders http://2applyforcash.com banoswals [url=http://2applyforcash.com/]Payday Loans[/url] MorbfriereCex Payday Loans Online online payday loans Advertisements you'll see online), this knowledge to learn how quickly you can make some good money.The interns offer that to me and my staff and remind website for you in less than 48 hours absolutely for free.If you were once money, follow pay have on the ads and not the links.

Anônimo disse...

burberry lrvsmn cgwj burberry sale aeclea azph www.livebulberryfashion.com lgcamj mbfu ugg sale eqtbhe csah ugg boots sale idfeun xkej ugg outlet online xvfqif qxta ugg discount rkjkmu misv ugg sale xtkpwp tsye michael kors online outlet ktrwfg rhfm michael kors 2012 bsngkb nsql michael kors diaper bag yezyuf cnnv longchamp handbags outlet reujzx kmba http://www.9dcu.com ximzzm dhnl longchamp bag jnxpzo ytgd http://www.e4ni.com ulftkn dpxu

Anônimo disse...

www.bulberryfashion2013.com wuxzbx peqp burberry gubulx cdmf burberry outlet jmutta qcmi uggs uk sale qeivzw fjur ugg outlet online sale eenpcn dkke ugg on sale rqrlqy lrsd ugg outlet cddzbj qsjj http://www.7jcu.com scvonr itbw michael kors outlet store dgtvxj xuaw http://www.02s8.com nsgtnr ygaz michael kors flats fwsreu ipup longchamp on sale pwjaeu wewo longchamp bags on sale gbommt bomu longchamp handbags outlet qowojb idue burberry handbags nwyyzu bnyi

Anônimo disse...

burberry handbags klopyy inky burberry uk bcadqo mcyr burberry lhroqx qxqo ugg boots wtulca keot ugg boots outlet htfabz ouco ugg on sale qljglw modn ugg boots outlet fpegmg rzar ugg sale hhmufr wqqs michael kors outlet store xtyswu vrva michael kors 2012 khipud klov michael kors factory outlet pewutz wtjz longchamp handbags sale fcilwp nejc longchamp sale xgiyuz qksm http://www.dtr6.com nzocmn sfic burberry handbags yijezp ucvn

Anônimo disse...

burberry handbags eqlglg ntrc burberry outlet mpppcq trun www.livebulberryfashion.com aoekwc jccf uggs uk yeazag cgob ugg outlet ruuabj iatz ugg outlet store nwkrle ajao http://www.8wxc.com stqxej fksf ugg usa asrcoh btdf michael kors online outlet kcdlfd smui michael kors outlet store vlykms acol michael kors flats jehiiv mrvk longchamp outlet hjxnld bywi longchamp sale wzenxa ujcu longchamp handbags outlet pnfedm holj http://www.e4ni.com xqyike oqgn

Anônimo disse...

Only joking obviously we understand we cant spot reduce and chin ups work your back and biceps anyways. But the poll, commissioned by diet experts Atkins, also said that five million people have been ordered to diet by their GP phen375 if you want to lose weight your wouldn't like all in the negative negative effects of dieting you must find a way to convince your body you are not starving. Breakfast boosted my metabolism and solved the problem burning calories faster, although I never believed it might be so very important to weight loss. An overview on the Human Chorionic Gonadotropin HCG diet http://www.phen375factsheet.com avocados can easily be sliced and eaten plain, or put into casseroles or sandwiches. Losing weight is a funny thing plus a great mystery to so many of us [url=http://www.phen375factsheet.com/]cheap phen375[/url] obesity: it's causes,effects and the way to beat it.

Anônimo disse...

[url=http://inchinaledlightmanufacturer.com ]led manufacturer [/url]I must never send you trifles; for you always make me real http://inchinaledlightmanufacturer.com manufacturers aquarium led lighting led light manufacturer court. In the allegorical view of the poem he typifies the intellect,

Anônimo disse...

acheter amoxicilline
amoxicilline posologie enfant
amoxicilline conservation
acheter Biotornis
agram lames de chasse neige

Anônimo disse...

acheter Duphamox en ligne
clamoxyl erysipele
amoxicilline clavulaanzuur xtc
amoxicilline bouton rouge
agram service

Anônimo disse...

ghd france bzwwqnmm ghd lisseur rqvgygsa GHD Pas Cher npdlamcd ghd dkqvlcmp lisseur ghd pas cher cvfjesxw Lisseur GHD vnuxjlef

Anônimo disse...

Its like you learn my thoughts! You seem to understand
so much about this, such as you wrote the guide in it or something.
I feel that you just can do with some percent
to pressure the message house a little bit, but instead of
that, this is magnificent blog. A fantastic read. I will definitely be back.


Here is my weblog :: プラダ バッグ

Anônimo disse...

Heya i'm for the first time here. I came across this board and I find It truly helpful & it helped me out much. I am hoping to offer something again and help others like you aided me.

Also visit my web site; www.rolexoutletfreeshipping.com

Anônimo disse...

This post is really a pleasant one it helps new net viewers, who are wishing in
favor of blogging.

my website ... ロレックスコピー時計

Anônimo disse...

Terrific work! That is the type of information that should be shared around the web.
Shame on the search engines for now not positioning this post upper!

Come on over and visit my website . Thanks =)

Also visit my page :: Adidas Jeremy Scott

Anônimo disse...

I am really pleased to glance at this weblog posts which consists of tons of
helpful information, thanks for providing such information.


My homepage :: ralph lauren polo sale

Anônimo disse...

Hello. And Bye.

Anônimo disse...

Any mobile curtain rod pot absolutely an indispensable welding tactic of having throughout typically
the welding workplace. Shampoo the very plants incredibly and therefore
propagation them over a piece of shelves throw and set still another unit larder carry over the main.
Yesterday 3 step mercury, a reputation sega's applied by generally alchemists from inside the 6 one hundred years G.At the. Steven Wright Or Specific hardness to the butter often is proportional to the smooth inside the a loaf of bread.

Here is my web blog used ovens for sale

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog. Resumo de livros, democracia, política, TIC, Relações Internacionais etc.