7 de fev. de 2007

A Sociedade em Rede - Conclusão

Conclusão: A Sociedade em Rede

As redes hoje estruturam a nova organização social e sua lógica altera a operação e os resultados da produção, do poder e da cultura. Essas redes são estruturas com capacidade ilimitada de expansão, tendo por exigência apenas a possibilidade dos nós compartilharem códigos de comunicação, fazendo com que os seus detentores assumam o poder, pois é por meio deles, os códigos compartilhados, que as sociedades se orientam. A conseqüência é a formação das relações sociais, em todo planeta, em torno do modo capitalista de produção, que, todavia, é diferente de seus predecessores por ser global e estar estruturado em uma rede de fluxos financeiros, cuja interação com as empresas constitui-se a base do processo de acumulação de riqueza. Além disso, esses fluxos não seguem simplesmente a lei da oferta e da procura, pois se submetem a turbulências imprevisíveis e incalculáveis, induzidas pela psicologia tanto quanto pelos processos econômicos. Assim, uma meta-rede se forma por interesses capitalistas globais e por setores que compartilham valores, porém não sem conflito com os trabalhadores que perdem sua identidade, suas condições de trabalho e seus interesses em razão da crescente individualização, diferenciação e segmentação do mercado laboral, com conseqüente desagregação da mão-de-obra em escala global. Por outro lado, a cultura torna-se deslocalizada e intemporal, mediada por sistemas eletrônicos interativos incluídos em um hipertexto audiovisual digitalizado, enquanto a política é modelada pela mídia eletrônica. Por todas essas razões, as bases significativas da sociedade, tempo (intemporal) e espaço (de fluxos), são transformadas, representando uma alteração qualitativa da experiência humana. Contudo, o momento não é obrigatoriamente animador, já que estamos finalmente sozinhos em nosso mundo de humanos e, olhando em nosso espelho, talvez não gostemos da imagem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom trabalho para quem dez esse resumo do livro, entretanto, este livro é muito chato então aí vai uma dica para o autor: Use uma linguagem mais simples, parafraseie tudo que conseguir para que não seja uma leitura cansativa, obrigado pelo trabalho.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Bom trabalho para quem fez esse resumo do livro, entretanto, este livro é muito chato então aí vai uma dica para o autor: Use uma linguagem mais simples, parafraseie tudo que conseguir para que não seja uma leitura cansativa, obrigado pelo trabalho.

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente resumo, pela capacidade de abstração dos inúmeros temas propostos pelo Autor que sem dúvida alguma é um "ciberciêntista" e pesquisador desse frenesi que são as novas tecnologias e a interação dela com todos os meios sociais. O livro " A Sociedade em rede" é fantástico, mas a quantidade impressionante de dados coletados e do detalhamento dos dados cansa a gente!

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog. Resumo de livros, democracia, política, TIC, Relações Internacionais etc.